Os Gatilhos Mentais Do E-commerce


Que você já ouviu falar de gatilhos mentais eu já sei, mas como entender, aprender e aplicar no seu negócio é que interessa, não é verdade?  Então aqui você vai aprender e aplicar ele no seu comércio eletrônico de forma objetiva.

Gatilhos mentais ou atalhos mentais?

Tanto faz, ambos existem para o mesmo fim: Levar a decisão.

Isso mesmo, se você acha que gatilho mental é só pra alavancar vendas e fazer com que seus clientes paguem cada vez mais mais caro em seus produtos e serviços comercializados na internet você pode estar deixando de conhecer o outro lado dessa moeda.

Um ponto que eu gostaria de levantar aqui é que absolutamente todas as pessoas do mundo podem ser influenciadas por alguém que domine alguns destes gatilhos mentais, portanto preste muita atenção e nunca pense ou tente usar estes gatilhos para algo que prejudique alguém.

1 - Reciprocidade; Se você der algo a alguém, esse alguém dará algo a você.
No comércio eletrônico você aplica isso de uma forma simples e que trará resultados a curto e longo prazo. Ofereça informação relevante sobre o seu produto antes mesmo do cliente clicar em comprar, assim ele poderá ser grato a você, resolvendo uma possível dúvida e aproveitando pra comprar ali mesmo. Quanto mais relevante e encorajador for a informação, melhor.

2 - Viagem Subliminar; Você leva a pessoa a imaginar-se em outro lugar ou sentir outra sensação apenas com o que você mostra pra ela. No comércio eletrônico você faz isso colocando uma imagem e associando essa imagem ao prazer que a pessoa terá ao usar este produto. Se você vende uma bebida que é conhecida como por ser dos Deuses, coloque uma imagem de um Deus tomando algo e ao lado a garrafa da sua bebida. Falei isso em um vídeo no meu canal do Youtube.

3 - Autoridade; Você é autoridade por ter uma loja virtual e todos que visitam sua página de vendas querem o produto, mas você precisa deixar ainda mais claro sobre isso. Coloque de forma visível os melhores comentários dos clientes que compraram com você. Se a sua plataforma não oferece isso, faça você mesmo, manualmente inserindo imagens com os comentários.

4 - Antecipação; Tudo que você oferecer antes para seu cliente, mostrando que ele terá vantagens pela exclusividade ele vai se atrair, principalmente se você oferecer um desconto associado a essa antecipação. Talvez um banner dizendo algo do tipo "desconto de 30% na próxima peça de lançamento" poderá atrair pessoas que você nunca imaginou.

5 - Responsabilidade; Se você oferece garantias de que toda responsabilidade pela satisfação do seu cliente é sua, seu cliente vai tirar este peso dos ombros e vai aceitar tudo o que você falar mais tranquilamente. Talvez uma garantia de 15 dias pra devolução do produto aumente sua conversão
em pelo menos 18% quando você fizer isso. Deixe isso explícito e se orgulhe disso.

6 - Competição; Todos fomos crianças e adoramos chegar primeiro concorda comigo? Pois é, quando crescemos não muda muito e isso está pregado em nossa característica humana. Se você criar uma competição entre os clientes que já compraram, eles irão se sentir honrados de ser lembrados a isso.
Ofereça um sorteio de algo para quem curtir sua fã page no Facebook ou para quem compartilhar suas promoções. Investir no cliente nunca será demais.

7 - Multicanal; Se você estiver presente onde seus clientes estão presente a sua vida será muito mais fácil e você não precisará correr atrás deles. Apareça no Facebook, tenha um Instagram, tenha um Blog, um site próprio, uma conta no Mercado Livre e até um anúncio no Primeira Mão se for necessário. Recomendo aos iniciantes utilizarem isso de forma com que gaste o mínimo possível para iniciar seus negócios, algo que vou deixar pra comentar mais afundo em outra publicação.

Aplique estes gatilhos mentais no seu negócio e colha os resultados a curto, médio e longo prazo.

Lembre-se que estes métodos são válidos para a comercialização de qualquer produto na internet ou não, seja físico ou não, seja na sua própria loja virtual ou Mercado Livre e até mesmo no Facebook.

Para ter um negócio online é necessário conhecer e se adaptar às mudanças que ocorrem a cada momento, mas não deixe que o excesso de informação atrapalhe seus planos.

Siga em frente e nunca desista do seu sonho de liberdade através do seu negócio online e dê muito mais qualidade de vida para você e para sua família.

Ótimo Domingo,

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